segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PELÉ SEMPRE PELÉ

Na última quinta-feira, dia 5, teve início a I Copa Dondinho de Futebol, reunindo 8 times com jovens de até 20 anos de idade, em homenagem ao "seu" Dondinho, pai de Pelé. Como não poderia deixar de ser, o Rei do Futebol esteve presente para prestigiar o evento criado pelo seu amigo Manoel Maria, gerente do Litoral Futebol Clube, que pertence ao Pelé. Estive presente não como jornalista, mas como torcedor e fã do sempre Rei, até porquê tenho uma camisa oficial do Santos, da década de 70, e que só faltava nela o autógrafo do meu ídolo.
Tirando o deslumbre do fã, o que realmente chama a atenção é a disposição do homem de 70 anos de idade que ficou mais de uma hora e quinze minutos embaixo de um sol escaldante, de mais de 30 gráus, conversando com os jornalistas, leiam aqui, jornalistas de todas as emissoras de TV e muitos de rádio e jornais, autografando camisas, como a minha por exemplo, e tirando fotos com os fãs, principalmente com as crianças. O fato foi tão marcante que em dado momento um jovem repórter disse: "Pelé, você está aqui há mais de 50 minutos, embaixo de sol e atendendo a todos com calma e respeito, nós às vezes sofremos para entrevistar um jovem craque ou um artistas, de onde vem toda essa disposição?" e o Pelé respondeu:"meu pai me ensinou que se antes de sair de casa eu não estivesse com disposição para atender os jornalistas e o público, que eu não saísse de casa. Então, quando vou sair de casa eu sei o que vou fazer e saio preparado para isso. Sou um homem de três corações. Sei que vocês precisam de mim, mas sou o que sou e muito devo a vocês".
É rapaziada, o homem ainda é uma lição, quando ele disse, há 40 anos atrás, quando fez o milésimo gol, "olhem as crianças", acharam que era demagogia e hoje os presídios estão lotados de crianças daquela época. Quando ele disse: "o povo não sabe votar", falaram que ele não tinha que dar palpite em política, e hoje vemos a corrupção por todos os lados, principalmente entre o povo que vende o seu voto por cestas básicas, telhas ou por R$ 50,00.
Cada vez mais sou fã dele. Ah! Pra não perder a viagem e me garantir na história que ainda vai ser escrita, já tirei uma foto ao lado do Joshua, filho do Rei que já está batendo uma bolinha. Foi só pra me garantir.

Nenhum comentário: